sábado, 18 de fevereiro de 2012

A IMPRENSA CEARENSE ESTÁ DE LUTO!

O deputado Lula Morais lamentou a morte da jornalista Ivonete Maia, ocorrida na tarde desta terça-feira, 14/02, aos 73 anos. “O Ceará perde um de seus ícone da imprensa. Uma profissional que sempre teve compromisso com a verdade e com as lutas sociais”, enfatizou o parlamentar.

A Jornalista e ex-professora da UFC, ocupava atualmente a presidência da Associação Cearense de Imprensa.  Ex-presidente do Sindjorce, sempre se destacou como uma liderança na categoria, sendo a primeira mulher a presidir um sindicato de jornalistas no Brasil. Também desenpenhou um importante papel durante a ditadura militar no Ceará. A atividade sindical de Ivonete Maia, no Sindjorce, foi no final do governo militar. Devido à repressão, e por ter realizado manifestações de protesto contra a agressão à liberdade de imprensa, provocou a reação dos militares, o que resultou na presença de policiais por alguns dias e censura telefônica ao Sindicato dos Jornalistas.“Uma história de vida admirável!” destacou Lula Morais.

Segundo ele, as principais características de Ivonete Maia, seja na imprensa ou como sindicalista, eram a seriedade, credibilidade e o senso de justiça que passava para todos. “Um exemplo de ética que fará grande falta para nossa sociedade”, acrescentou.

“O Jornalismo do Ceará acordou de luto nesta quarta-feira e é com grande pesar que me solidarizo com amigos e familiares por essa grande perda”, finalizou.

INÁCIO ARRUDA LIDERA PESQUISA PARA PREFEITO EM FORTALEZA

O senador Inácio Arruda, pré-candidato do Partido Comunista do Brasil – PCdoB - para disputar as eleições de Fortaleza, lidera enquete feita pelo blog do Eliomar de Lima, sobre “Quem seria o melhor nome da oposição ou aliados para Prefeitura de Fortaleza”. Até as 11h desta sexta-feira (17/02), Inácio Arruda havia recebido 2.201 votos, de um total de 3.767 votantes, ou seja, Inácio está a frente na preferência popular, com 58% do votos. 
Em segundo lugar na enquete aparece Marcos Cals (PSDB) (16%, 604 Votos), seguido por Renato Roseno (Psol) (7%, 274 Votos); Pastor Neto Nunes (PSC) (5%, 186 Votos); Heitor Férrer (PDT) (4%, 151 Votos); Nenhuma das opções (4%, 138 Votos); Danilo Forte (PMDB) (3%, 129 Votos); Ferruccio Feitosa (PSB) (1%, 44 Votos); Moroni Torgan (DEM) (0%, 16 Votos); Alexandre Pereira (PPS) (0%, 13 Votos);Marcelo Mendes (PTC) (2%, 11 Votos). Total de votantes: 3.767.

CÂMARA E ENTIDADES ELOGIAM DECISÃO DO STF SOBRE FICHA LIMPA

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de validar a Lei da Ficha Limpa para as eleições municipais deste ano repercutiu bem na Câmara dos Deputados. O presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), disse que a decisão é uma vitória da sociedade, uma vez que a proposta foi de iniciativa popular com mais de 1 milhão de assinaturas. “Todos nós temos que comemorar essa decisão. Ela reforça os debates feitos aqui na Câmara e a lei agora se transforma em realidade”, disse.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, comemorou a decisão favorável. Para ele, esse é um passo importante para a ética na política brasileira. A lei entrará em vigor nas eleições municipais deste ano.

“Não vamos acabar com todos os males da política brasileira, entretanto, a lei será um passo e aqueles carreiristas que querem fazer de seus mandatos uma extensão de seus interesses privados, vão pensar duas vezes, pois a punição será muito grande”, disse Cavalcante.

No entendimento do presidente da OAB, a decisão da Suprema Corte inicia o processo de reforma política no país. "O próximo passo agora será o Supremo Tribunal Federal acabar com o financiamento privado das campanhas eleitorais".

A diretora da Secretaria Executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita Rosa, também considera a decisão do Supremo como uma vitória para a sociedade. “A nossa forma de proposição deu certo e isso significa que quando a sociedade se mobiliza, ela consegue modificar uma realidade”.

Segundo ela, o movimento está escrevendo um projeto de lei de iniciativa popular para a reforma política. “Já estamos recolhendo as assinaturas. Vemos que pessoas usam o voto do eleitor e quando chegam [ao poder], defendem quem financiou suas campanhas”.

Os procuradores da República também se manifestaram a favor da decisão do STF. A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), disse em nota, que a vitória da Lei da Ficha Limpa é a comprovação de que o Brasil é, de fato, um Estado Democrático de Direito e que um país sem corrupção é possível.

Para o presidente da ANPR, Alexandre Camanho, o Supremo atendeu às demandas da sociedade e demonstrou que o Poder Judiciário está largamente em consonância com a proposta de um país honesto, que repudia governantes corruptos e políticos incapazes de gerir o patrimônio público.

Fonte: Agência Brasil
Ajude no combate a corrupção eleitoral. Entre no site ficha limpa a lei que o Brasil faz valer.