sexta-feira, 25 de novembro de 2011

MOVIMENTO HIP HOP GANHA FORÇA EM FORTALEZA


Realizou-se em Fortaleza a 2º Semana Municipal e Estadulal do Hip Hop no Ceará e para marcar essas datas em grande estilo, o Centro Cutural Dragão do Mar, o CUCA Che Guevara e a LUMPEN PRODUÇÕES apresentam o show do Movimento Hip Hop Organizado do Brasil- MH2O no anfiteatro do Dragão do Mar, dia 24 de novembro e no Anfiteatro do CUCA, dia 25 de novembro!!!
Já definidos para shows das Semanas Estadual e Municipal do Hip Hop do Ceará: Mira, Preto RAP, Samara Lopes (B.girl), Divas, Quilombo Favela, Rimativa, Ana Cristina Souza (Cris MC), Eduardo MC, Gecyca Lima, Kim Vieira (ator), DJ Matim, BCH2, Poeta Urbano, Joatan Freitas (poeta).
A velha e a nova escola do hip hop cearense juntas mais uma vez, mostrando que o hip hop é a maior expressão artística, política e cultural das juventudes periféricas, protagonistas e criativas como agente de transformação social!

DEBATE SOBRE PISO SALARIAL DOS PROFESSORES MARCA FÓRUM DE EDUCAÇÃO EM HORIZONTE

CHICO LOPES “ A Formação e a Valorização do Professor no Brasil – Os Desafios para a Implementação do Piso Salarial”. Esse é o tema do Fórum de Educação do Ceará em 2011, que realizou nesta sexta-feira (18/11), em Horizonte, mais um encontro com professores, gestores, estudantes e pais de alunos. Cerca de 120 pessoas participaram do debate que apresentou a realidade do município em relação à educação, apontou problemas e soluções que deverão ser aplicadas a curto prazo.
A participação no Fórum de Educação em Horizonte foi efetiva. Estiveram presentes no encontro o prefeito Manuel Gomes de Farias Neto, o Nezinho; o secretário municipal de educação Arthur Pinheiro Alves; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Valdênia Costa do Nascimento, a presidente do Conselho do Fundeb Ruth Carvalho Leão, o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas no Ceará (UBES), Vinícius França.
A iniciativa de ouvir os agentes envolvidos na educação no Ceará é do mandato do Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB). "O Fórum valoriza os professores, dando-lhes espaço para falar sobre a realidade da educação nos seus municípios, este ano tendo como tema a luta pela implantação do piso salarial nacional do magistério”, afirma o parlamentar.
“Neste encontro em Horizonte, professores e representantes da Prefeitura puderam discutir, juntos, problemas que deverão ser solucionados a curto prazo, com a compreensão de que é preciso investir na educação”, acrescentou o deputado.  “Agradeço em especial ao Prefeito Nezinho e ao Secretário Arthur por se disponibilizarem a discutir os problemas junto com os professores e apresentar soluções sem fugir à realidade do município”.
Chico Lopes considera importante a iniciativa de promover o Fórum de Educação, ouvindo agentes da educação em diversas regiões do Ceará. “Fico feliz por, junto com a minha equipe, contribuir para que todos compreendam a importância de garantir os direitos do professor”.
Realidade local - O município de Horizonte já paga o piso salarial dos professores. O grande desafio agora é implementar o direito a um terço da carga horária dos professores para atividades extra-sala, emenda de autoria de Chico Lopes. Sâmia Helena de Souza, coordenadora do Fórum, reforça que garantir o terço de carga horária para o professor vai além do tempo disponível para o planejamento. É preciso infraestrutura para que o “extra-sala” não se torne “extra-escola”. “As escolas precisam garantir as condições para que os docentes possam realizar, com qualidade, dentro da própria instituição, atividades como planejamento de aulas, correção de trabalhos, aperfeiçoamento didático e pesquisas”, reforça.
Desde 2003, Horizonte já conta com seis escolas em tempo integral. “Apesar de já vermos investimento na educação, ainda existem problemas de gestão e de administração que precisam ser resolvidos envolvendo a Secretaria de Educação e os professores”, destaca Chico Lopes.
Outra questão levantada durante o Fórum é a questão do piso salarial. “O piso salarial deve ser pago para professores de nível médio. Em Horizonte, a maioria dos docentes já tem graduação. É preciso garantir que os professores com qualificação tenham aumento real em cima desse valor. Com isso, a carreira será mais atrativa e despertará mais interesse do professor para a formação”, defende o parlamentar.
BOAS NOTÍCIAS - Foi informado durante o Fórum que a Secretaria de Educação de Horizonte, em parceria com a Secretaria de Planejamento do município já estudam os impactos para a implementação do um terço da carga horária para atividades extra-sala. “Em 2012 haverá concurso para novos professores da rede municipal de ensino. Garantir um terço da carga horária para o professor, vai requerer a contratação de mais docentes”, confirma o secretário de educação Arthur Alves..
SOBRE O FÓRUM DE EDUCAÇÃO - O objetivo do Fórum é ampliar as discussões para o maior número de protagonistas do setor educacional, buscando informações sobre as realidades locais e sugestões para a luta pela efetiva implementação do piso. "Com essa contribuição dos professores, de suas visões e experiências, vamos tirar propostas concretas para buscar avanços na qualidade de ensino em nosso Estado ", afirma Lopes.
Este ano o Fórum será realizado em cinco regiões do Estado. Além de Horizonte, professores e gestores de Icapuí também já participaram do debate. Em dezembro, Fortaleza receberá uma reunião final, para conclusão do Fórum 2011.

                                            Chico Lopes em Horizonte com os professores

Fonte: Ass. Comunicação - Dep. Federal Chico Lopes (PCdoB-CE)

ARTUR BRUNO SUGERE CRIAÇÃO DO OBSERVATÓRIO DA CULTURA

OBJETIVO SERIA DE UNIFICAR AS INSTITUIÇÕES E ASSOCIAÇÕES QUE TRABALHAM COM CULTURA PARA MOBILIZAR E PRESSIONAR O CONGRESSO A VOTAR PROJETOS.
As políticas públicas de cultura foram tema de audiência pública realizada pela Comissão de Cultura e Esporte da Assembleia em conjunto com a Câmara Federal, na tarde desta quinta-feira (24/11). O objetivo principal foi iniciar uma mobilização para que os projetos de interesse do setor da cultura sejam apreciados pelo Congresso Nacional.
O deputado Artur Bruno, que solicitou a realização da audiência junto com o deputado estadual Antônio Carlos (PT), ressaltou que existem projetos de lei e propostas de emendas à Constituição em tramitação e será necessária uma pressão legítima dos artistas e produtores culturais para que essas matérias sejam deliberadas.

Bruno sugeriu a criação do Observatório da Cultura, que reuniria todas as associações, fóruns e instituições da área cultural do estado para criar uma mobilização permanente com o objetivo de cobrar dos parlamentares federais a aprovação dos projetos. Dentre as propostas que aguardam votação estão a criação do Vale-Cultura, a criação do Sistema Nacional de Cultura e a definição de percentual obrigatório mínimo a ser investido na área.

O deputado Antonio Carlos (PT) destacou a importância da parceria para conhecer de perto as políticas públicas para a cultura.

O secretário estadual de Cultura, Professor Pinheiro, enfatizou a dificuldade de captação de recursos para a cultura, e disse que também estão sendo feitos estudos para modificação da legislação estadual e defendeu uma revisão da Lei Rouanet. Ele lembrou que a população não vai para espetáculos por conta do preço alto dos ingressos e defendeu projetos para baratear o acesso.

Também participaram do debate a secretária de Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita; o presidente da Associação de Produtores de Arte do Ceará, Paulo Victor Gomes; o presidente do Fundo Estadual Científico e Tecnológico (Funcet), Herbert Lima; a coordenadora do Localizador Cultural de Fortaleza, Sandra Maciel Barreto; além de editores, escritores, produtores e artistas.
Deputados Antonio Carlos, Ferreira Aragão, Artur Bruno e representantes de instituições culturais
Foto: Marcus Moura