sexta-feira, 4 de maio de 2012

MESMO CONTRA A VONTADE DE ALGUNS NOSSA SENHORA VENCEU


Estátua da santa é de concreto,
com acabamento em fibra.
 Fica localizada na linha da serra

Guaramiranga Este Município, localizado no Maciço do Baturité, irá inaugurar no próximo dia 13 de maio, uma estátua de Nossa Senhora de Fátima. De acordo com um dos organizadores do projeto, Bosco Araújo, a obra mede 21 metros de altura e mais seis metros de base e chega a pesar mil quilos. Está localizada na linha da serra, num percurso de 10 quilômetros, sendo cinco quilômetros de asfalto e mais o restante em calçamento, até chegar ao local das orações.
A inauguração oficial está marcada para as 10 horas, com a celebração de uma missa. O projeto foi idealizado pelo empresário Miguel Dias de Sousa, devoto da santa. Sobre o valor do investimento na estátua, o idealizador prefere não divulgar. O projeto foi feita pelo escultor Franciner Diniz. A imagem é feita de concreto, com acabamento de fibra. Está entre as maiores imagens da santa no País.
Miguel Dias nasceu no dia 13 de maio, no dia de Nossa Senhora de Fátima. Para ele, ter nascido nesta data é um presente divino. Daí o desejo de contribuir para que os devotos da santa e turistas possam reverenciar a "Mãe de todos".
A finalidade principal da construção do monumento, segundo o empresário, é fortalecer o turismo religioso, que vem crescendo no Ceará, e incrementar o desenvolvimento econômico da região do Maciço de Baturité.
"O Ceará é rico pelas praias e um belo litoral, mas também tem serras maravilhosas", disse. "Com a estátua de Nossa Senhora, quero que mais pessoas passem a conhecer o Maciço de Baturité que é um lugar maravilhoso", frisa.
Ele acredita que o monumento de Nossa Senhora irá contribuir para a consolidação das tradições religiosos no Ceará.
"Em Guaramiranga será incontestável o crescimento do turismo local, que passará a receber mais visitantes para reverenciar a mãe de Deus, além de contemplar-se do clima agradável e realizar momentos de fé e devoção", afirma.
        Miguel Dias disse ainda que sua devoção por Nossa Senhora tornou-se algo inexplicável. Além de idealizador da construção da estátua como forma de agradecimento à sua protetora, é uma homenagem ao povo cearense que devota Nossa Senhora. Ele já esteve por duas vezes em Portugal, para pagar promessas e agradecer graças alcançadas à santa.
O local onde foi erguida a estátua da santa já está aberto a visitações. A reportagem tentou contatos com o prefeito de Guaramiranga, Luiz Eduardo Viana Vieira, para falar da expectativa da inauguração da estátua, mas os telefones sempre davam sinal de ocupado.
A devoção à Nossa Senhora de Fátima, também conhecida como Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das mais fortes tradições católicas. Segundo os relatos da época de sua aparição em Portugal e da Igreja Católica, ela foi vista repetidamente a três crianças pastoras, no lugar de Fátima. A primeira aparição aconteceu no dia 13 de Maio de 1917. Estas aparições continuaram durante seis meses seguidos, sempre no mesmo dia (excetuando em agosto).

Pedido de oração - A aparição é associada também à Nossa Senhora do Rosário, sendo portanto aceita a combinação dos dois nomes - dando origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Segundo os relatos, Nossa Senhora do Rosário teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.

ANTÔNIO CARLOS ALVES COLABORADOR      Fonte: Diário do Nordeste

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1133272