quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

TRÊS EMPRESÁRIOS SÃO PRESOS POR DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS NO CE

Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Quixeré. Empresas eram usadas para desviar recursos, afirma promotor.

Uma operação do Ministério Público do Estado do Ceará em parceria com a Polícia Civil prendeu três empresários no município de Quixeré, a 214km de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (15). Segundo o promotor de Justiça Luís Alcântara, os mandados de prisão temporária e de busca e apreensão foram expedido para capturar acusados de desvio de recursos públicos no município.
Ainda de acordo com Alcântara, os três suspeitos desviavam recursos a partir de empresas que tinham contrato com a prefeitura de Quixeré. Os presos foram encaminhados para prestar depoimentos na promotoria de Justiça da cidade.

http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/12/tres-empresarios-sao-presos-por-desvio-de-recursos-publicos-no-ce.html

OPERAÇÃO CONTRA A CORRUPÇÃO PRENDE PREFEITO E MAIS 10 EM PACAJUS

Após prisão de prefeito de Pacajus, Polícia apreende dinheiro e veículo alugado em nome do Município
A operação encontrou R$ 45 mil, um carro e uma
arma na casa do prefeito Pedro José Philomeno
(Foto: Rodrigo Carvalho/Agência Diário)

Uma operação em conjunto da Polícia Civil e do Ministério Público (MP) foi desencadeada, na manhã desta quinta-feira (15) no município de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), para cumprir 11 mandados de prisão e de busca e apreensão na cidade. Os envolvidos são acusados de crimes como desvio de dinheiro público, peculato e formação de quadrilha.
Todos os mandados foram cumpridos. Dentre os presos, estão o prefeito de Pacajus, Pedro José Philomeno Gomes (PSDB); o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Carlos Martins (PSDB); a procuradora do município, Érica Leandro Alencar; o secretário de Finanças, Antônio Héder Holanda da Silva; e Valmir de Sousa Falcão, também secretário municipal.
Foram presos ainda o vereador Jocélio Bezerra Almeida; o contador da Câmara Municipal, Vitório Andson de Sousa Lima; a filha do prefeito, Luciana Pereira Figueiredo; o genro do prefeito, Jorge Clementino Diego; a esposa do secretário de Finanças, Neudeci Honorato Herculano; e Anercília Maria de Sousa, presidente da Comissão de Licitação.
Segundo o promotor de justiça Eloílson Landim, durante a prisão do prefeito de Pacajus, policiais encontraram, na casa do político, uma arma sem registro, o que gera um flagrante de Porte Ilegal de Arma. Além disso, foram encontrados R$ 45 mil em espécie sem origem comprovada e um carro alugado em nome da prefeitura, que pertence à empresa de José Philomeno.
O esquema - Segundo Ricardo Rocha, o esquema era idêntico ao praticado em outros municípios com um mesmo empresário já denunciado pelo Ministério Público Estadual. A principal porta de saída do dinheiro público eram as licitações, principalmente de obras e aluguel de veículos. "Eles fazem o seguinte: abrem duas ou mais empresas, que só existem no papel. No caso das obras, ou a obra é paga mas não é efetuada, ou é feita, mas com servidores do município, máquinas do município, material do município", explica. O dinheiro pago à empresa fica livre e é distribuindo entre os integrantes do esquema, finaliza o promotor.

Veja abaixo a lista dos gestores que encontram-se presos:
Pedro José Philomeno Gomes Figueiredo (Prefeito Municipal de Pacajus);
Luciana Pereira Figueiredo (filha do prefeito);
Jorge Clementino Diego (genro do prefeito);
Érica Leandro de Alencar (procuradora do Município);
Antônio Héder Holanda da Silva (secretário de Finanças);
Neudeci Honorato Erculano (esposa do secretário de Finanças);
Valmir de Sousa Falcão (secretário municipal);
Anercília Maria de Sousa (presidente da Comissão de Licitação);
Francisco Carlos Alves Martins (presidente da Câmara Municipal);
Jocélio Bezerra Almeida (vereador);
Vitório Andson de Sousa Lima (contador da Câmara Municipal).
Secretários municipais afastados de seus respectivos cargos:
Erisvaldo Oliveira da Silva (Educação);
Geruza Maria Albuquerque (Trabalho e Desenvolvimento Social) ;
Ana Maria Maia Menezes (Saúde).

mais informações