segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

DEBATE: CHICO LOPES FALA SOBRE TELEFONIA CELULAR

A má qualidade dos serviços de telefonia celular no Ceará e no Brasil foi tema de debates, esta quarta-feira, 18/1, na Rádio AM O Povo CBN e na TV O Povo.

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB), membro da Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados, participou dos dois debates, discutindo o tema com convidados e respondendo a perguntas da população sobre como fazer valer os direitos dos usuários de telefonia, diante das constantes falhas no serviços, das tarifas consideradas exorbitantes e da extrema dificuldade de diálogo entre operadores e clientes.

"Foram oportunidades muito importantes para debater esse tema, que penaliza todos que usam telefone celular - e hoje já temos mais celulares que pessoas no Brasil", afirmou Chico Lopes. "Tivemos chance de discutir o problema como um todo e ficou claro que o consumidor se sente desassistido pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), que deveria fiscalizar a qualidade do serviços das operadoras de celular", acrescentou.

"Isso nos leva à origem do problema: a forma como foram feitas as privatizações no Brasil e a herança das agências reguladoras que deveriam proteger o consumidor, mas protegem as empresas", reforçou Lopes, lembrando seminário realizado por sua solicitação, em outubro de 2011, na Câmara dos Deputados, para discutir o papel das agências reguladoras.

Realizado de 13h às 14h na AM O Povo CBN, o debate sobre qualidade na telefonia e os desafios dos consumidores contou, além de Chico Lopes, com os jornalistas Erivaldo Carvalho e Ismael Furtado e com o médico Mourão Cavalcante. Já na TV O Povo, de 19h30 às 20h30, Chico Lopes debateu o tema com Ismael Furtado, o também jornalista Ruy Lima e o advogado especialista em defesa do consumidor Hércules Amaral.

Depoimentos - "Tivemos muita participação dos ouvintes e dos telespectadores, contando vários casos escandalosos de desrespeito aos direitos do consumidor, por parte das empresas de telefonia", ressaltou Chico Lopes.

"Isso mostra que, apesar do progresso quanto à defesa do consumidor, inclusive com vários órgãos a quem o consumidor pode e deve recorrer, ainda existe uma insatisfação muito maior, um número significativo de reclamações da população. Precisamos, de fato, que todos busquem os órgãos de defesa do consumidor e a Justiça. Aí as empresas passarão a se dedicar a melhorar esses serviços".

Fim do Roaming - Chico Lopes também destacou, nas duas oportunidades, a campanha "Fim do Roaming", que vem mobilizando consumidores de todo o País, desde o ano passado, pelo fim da tarifa extra para quem usa o celular fora da sua região de origem. "Divulgamos o site www.fimdoroaming.com.br e a mobilização de todas as segundas-feiras pelo Twitter. Essa é mais uma batalha pelo respeito ao consumidor, nos serviços de telefonia", destacou Chico Lopes.
Fonte: Assessoria do Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB-CE)

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