da Livraria da Folha
Aldo Rebelo (PC do B-SP), que assumiu o Ministério do Esporte no lugar de Orlando Silva na segunda-feira (31 de outubro), é autor de "Palmeiras x Corinthians 1945: O Jogo Vermelho" livro que relata o conturbado contexto político da época e aborda os reflexos da situação no esporte. O texto expõe os lances que aconteciam fora de campo, nos bastidores políticos do amistoso.
No dia 13 de outubro de 1945, Palmeiras e Corinthians protagonizaram um jogo beneficente para o MUT (Movimento Unificador dos Trabalhadores). Organizada próxima às eleições gerais de dezembro, a partida teve como objetivo arrecadar fundos para a campanha do Partido Comunista.
Em se tratando do derby paulista, as emoções que aconteceram dentro das quatro linhas não poderiam ficar de fora. O Palmeiras venceu a partida por 3 a 1 e, como em todo clássico, o clima tenso e os nervos a flor da pele marcaram presença. Para se ter uma ideia, a "Gazeta Esportiva", na época, definiu o primeiro tempo do jogo como "45 minutos de hostilidades".
Nenhum comentário:
Postar um comentário